Cromatografia em giz

Este experimento está enquadrado na proposta curricular do: 3º Bimestre da 2ª série do ensino médio
Tema: Relações entre algumas propriedades das substâncias e suas estruturas

Objetivo:

  • Contribuir para a construção de conceitos químicos por parte dos alunos.
  • Alunos possam observar a variedade de pigmentos que compõem as tintas de escrever

Introdução teórica: Cromatografia é uma técnica utilizada para analisar, identificar ou separar os componentes de uma mistura. A cromatografia é definida como a separação de dois ou mais compostos diferentes por distribuição entre fases, uma das quais é estacionária e a outra móvel. Por exemplo, pode-se cromatografar a urina de um cavalo para saber se ele estava dopado ou não quando ganhou uma corrida, ou ainda isolar de um vegetal uma certa substância de interesse farmacológico. A cromatografia é tão importante na química orgânica como na química inorgânica. Foi o método empregado para a separação dos produtos obtidos na fissão nuclear antes do desenvolvimento das resinas de intercâmbio iônico.

A escolha do dissolvente baseia-se, em geral, no fato de que as substâncias em questão podem eluir-se bem com os mesmos solventes ou misturas de solventes que as dissolvem bem. Se o dissolvente e o soluto movem se ao mesmo tempo pode-se expressar a relação entre as distâncias percorridas por cada um através da fórmula:

Rf = Distância percorrida pelo soluto

       Distância percorrida pelo eluente

 A cromatografia em giz pode ser classificada como cromatografia líquido- sólido ou de adsorção. O giz representa a fase estacionária, enquanto o álcool a fase móvel.

Materias e reagentes:

  • Giz
  • Canetas hidrocor de várias cores
  • Cuba cromatográfica ou copo
  • Álcool comum

Procedimento: Em uma barra de giz escolar branco (sulfato de cálcio — CaSO4), são traçadas com caneta hidrocor listras, que circundem a barra, a cerca de 1,5 cm da base. Como eluente, em um copo, coloca-se álcool comercial, até 1 cm da base. Após alguns minutos o giz é posto dentro do copo, com cuidado para que o eluente não toque a listra pintada, e coberto com uma tampa de vidro. O giz deve ficar na posição vertical.

À medida que o eluente é adsorvido pode ser observada a separação da cor inicial em outras cores, dispostas em faixas circulares no decorrer da barra de giz.

Questionário

1) É correto afirmar que as cores amarelo, vermelho e azul são primárias? Por que?

 2) Analise as seguintes afirmações abaixo e disserte sobre as mesmas a partir do experimento realizado em sala de aula.

 “…Uma cor primária é uma cor que não pode ser decomposta em outras cores. Essas cores são misturadas entre si para produzir as demais cores do espectro…”

 “…Chamam-se cores primárias porque são cores puras, ou seja, cores que não se conseguem com a mistura de outras cores…”

 3) O que vem a ser uma substância pura? Ela foi empregada de maneira correta na frase acima?

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